top of page

3º Módulo

O Terceiro módulo na minha visão foi o mais difícil, porém foi o que mais agregou informações de todos os módulos, foi através dessa etapa que começamos de fato a encarar um novo desafio e abrir a nossa mente para que pudéssemos entender o que é programação e como faríamos isso.

​

Primeiramente aprendemos a linguagem em C/C++, e com ela nós começávamos a desenvolver pequenos programas, essa linguagem não tem uma estrutura tão arquiteta como o Java, pois os seus pontos de design foram para ele ser copilado e com isso fornece uma baixa ocupação na memória e também baixa requerimento de hardware.

​

Os principais tipos de variáveis dessa linguagem são: 

​

Int: que serve para armazenar variáveis do tipo inteiro.

​

Char: quer serve para armazenar variáveis tanto do tipo inteiro como também de caracteres.

​

Float: serve para armazenar números com casas decimais.

​

Double: que serve também para armazenar números, mas com o dobro de informação.

​

O programa que utilizamos para estudo da linguagem C foi o DvC++.

​

Também tivemos o conhecimento da armazenar dados através do MySQL, aprendendo a realizar um banco de dados e ter interação dos dados armazenados com o aprendizado de chave primária, estrangeira e única.

​

Também vimos nesse módulo à linguagem em Java ao qual utilizamos o programa NetBeans para a sua compilação.

O programa Java tem muito da linguagem C/C ++, é uma linguagem orientada a objetos e também possui uma portabilidade no qual você consegue escrever e executar em qualquer lugar. 

​

Os principais exemplos de códigos são:

​

Método Main: O método main é onde o programa se inicia, ele pode estar presente em qualquer classe.

Os parâmetros de linha de comando são enviados para o array de Strings chamado args.

E após isso temos a criação das classes: que são grupos de informações e sempre que quiser usar essas informações, declare um Objeto daquela classe.
Ou seja, sempre que quiser generalizar ou criar um grupo com características parecidas, não tenha dúvida, use Classe e Objetos.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Também temos as estruturas de decisões que são utilizadas para controlar o fluxo de execução dos aplicativos, possibilitando que a leitura das instruções siga caminhos alternativos em função da análise de determinadas condições. Com elas é possível condicionar a leitura de uma instrução ou de um bloco delas a uma ou mais condições que precisam ser satisfeitas.

​

Estrutura IF: A estrutura de decisão if é utilizada para impor uma ou mais condições que deverão ser satisfeitas para a execução de uma instrução ou bloco de instruções e somente será executado caso o resultado dessa expressão seja true (verdadeiro), caso o resultado seja false (falso), o fluxo de execução será desviado e a instrução ou o bloco de instruções não será executado.

​

Estrutura if-else: A estrutura de decisão if-else é uma variação da estrutura if, ela é utilizada para impor uma ou mais condições que deverão ser satisfeitas para a execução de uma instrução ou bloco de instruções e possibilita a definição de uma instrução ou bloco de instruções a serem executados caso as condições não sejam satisfeitas.

A primeira instrução ou o bloco de instruções somente será executado caso o resultado dessa expressão seja true (verdadeiro) e caso o resultado seja false (falso) o fluxo de execução será desviado e a instrução ou o bloco posterior ao else será executado.

​

Equals: O método equals é usado para a comparação. A classe String e as classes Wrapper sobrescrevem o equals para garantir que dois objetos desses tipos, com o mesmo conteúdo, possam ser considerados iguais.

Toda comparação utilizando o equals irá verificar, primeiro se existe uma sobrescrita do mesmo nas classes comparadas. Caso não haja, o método padrão da classe object é utilizado.

​​

Lembrando sempre que você começar a criar um programa deve ser incluir comentários para que outros desenvolvedores ao verificar o seu código consiga entender de forma clara o conteúdo e as decisões que estão sendo tomadas, para o comentário deve sempre utilizar //. 

​

Após começamos a aprender esses tipos de linguagens seja Java ou C/C++ e a criar programas começamos a ter uma nova visão de como as coisas funcionam e percebemos o quanto a programação é importante e como ela faz parte do nosso dia a dia, e ao presenciar um sistema ou a criação de um projeto, começamos a pensar não como usuário, mas sim como programadores.

​

Ao final desse módulo tivemos que colocar em prática o que aprendemos e teríamos que desenvolver um programa, no nosso PPI o programa que criamos foi o fluxo de um caixa eletrônico para sacar dinheiro, no qual de maneira lógica à projeção de ao digitar um valor qual seriam as células e a quantidade delas o ser sacada.

bottom of page